O que queremos mudar na vida da criança? O que temos que alcançar na comunidade?
Mudança 1:
- Crianças de até 6 anos com direito assegurado a sobreviver, a ter uma certidão de nascimento, a receber cuidados e proteção e a desenvolver-se integralmente
Metas:
- Melhorar a qualidade do atendimento a gestantes em Unidades Básicas de Saúde
- Melhorar a qualidade do atendimento do Programa de Agentes Comunitários de Saúde / Programa de Saúde da Família
- Aumentar o número de bebês alimentados exclusivamente com leite materno até 6 meses*
- Reduzir o número de casos de violência doméstica e acidentes domésticos entre crianças e adolescentes*
- Melhorar a qualidade da infra-estrutura urbana para crianças e adolescentes (saneamento, asfalto, calçadas, praças)
e das condições ambientais (lixo, verde, poluição sonora, qualidade do ar) - Reduzir o número de doenças respiratórias em crianças e adolescentes
- Reduzir o número de casos de dengue entre crianças e adolescentes*
Mudança 2:
Crianças e adolescentes com acesso universal à educação de qualidade, que assegure a permanência e a aprendizagem na escola e a conclusão da educação básica na idade certa
Metas:
- Melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas creches e escolas
- Melhorar a qualidade da infra-estrutura nas creches e escolas
- Melhorar a qualidade do atendimento a crianças e adolescentes com deficiência nas creches e escolas
- Ampliar a abrangência e qualidade dos programas complementares à escola*
- Ampliar o grau de participação de alunos e familiares em grêmios e conselhos escolares*
Mudança 3:
Crianças e adolescentes protegidos da transmissão do HIV e, quando soropositivos, recebendo tratamento adequado e usufruindo o direito à participação e à convivência familiar e comunitária.
Metas:
- Melhorar a qualidade do atendimento a adolescentes que vivem com HIV em Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Ampliar a participação dos adolescentes da comunidade em programas de educação sexual e prevenção ao HIV/AIDS*
Mudança 4:
- Crianças e adolescentes protegidos das mais diversas formas de omissão, negligência, maus-tratos, discriminação, exploração e violência letal
Metas:
- Melhorar a abrangência e qualidade de programas para adolescentes em medidas socioeducativas.
- Ampliar a quantidade e qualidade do funcionamento dos Conselhos Tutelares
- Ampliar a quantidade e qualidade do funcionamento das delegacias especializadas
- Reduzir o número de casos de violência nas escolas*
- Reduzir o número de adolescentes envolvidos em atividades violentas e/ou ilícitas
- Reduzir o número de casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes*
- Reduzir o número de casos de trabalho infantil*
Mudança 5:
- Adolescentes com desenvolvimento integral assegurado, exercendo seus direitos de cidadania e reconhecidos por seu grande potencial de transformação
Metas:
- Ampliar a abrangência e qualidade dos equipamentos e atividades culturais para crianças e adolescentes
- Ampliar a abrangência e qualidade dos equipamentos e atividades esportivas para crianças e adolescentes
- Ampliar a abrangência e qualidade dos programas de educação profissional e inserção de adolescentes no mundo do trabalho
- Ampliar a abrangência e qualidade dos programas de saúde do adolescente
- Ampliar o nível de participação de crianças e adolescentes nas ações e decisões da comunidade*
- Ampliara a quantidade e qualidade dos equipamentos e atividades que permitam a crianças e adolescentes se expressarem, acessarem, produzirem e difundirem informações e conhecimentos por meio das tecnologias de informação e comunicação
Mudança 6:
Crianças e adolescentes de diferentes origens étnicas, raciais e culturais com direitos igualmente respeitados em todas as políticas públicas
Metas:
- Ampliar a acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência na comunidade
- Melhorar a qualidade do atendimento a crianças e adolescentes com deficiência nas Unidades Básicas de Saúde
- Melhorar as condições de mobilidade de crianças e adolescentes dentro e fora da comunidade
Toda essa discussão foi feita de uma maneira bastante lúdica, divertida e educativa. A proposta dos facilitadores do CIEDS foi uma dinâmica na qual cada pessoa escolheu um animal para encenar e desse modo, a reunião se transformou em um grande encontro na floresta.
De acordo com as características de cada animal, o que variou de leões, corujas e abelhas, as atividades variavam de um grupo ao outro e com diferentes tarefas. Assim, tarjetas com respectivas informações voavam de um grupo ao outro junto com “as abelhas” e metas e mudanças eram discutidas e sistematizadas entre “corujas e leões.”
O dia foi bastante produtivo e assuntos importantes como o direito de crianças e adolescentes foram discutidos e apropriados pelos grupos. Pontos que serão importantes e acompanharão a todos no decorrer de todo trabalho.
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